Contato

Nosso Endereço

Av. São João 1333, 53 - República

CEP: 01035-100

São Paulo - SP / Brasil

 

fone: + 55 (11) 3331-4261

watsapp: + 55 (11) 98849-7920
 

cultura.atrevida.br@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 by Associação Sociocultural Atrevida

IV Concurso  Internacional

de Autores Infantojuvenis

Atrevida

Entrega de Prêmios IV Concurso Atrevida.

Lançamento oficial da IV Antologia Atrevida.

 

Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, 2019

IV Antologia Atrevida


Novas vozes para um novo mundo

Numa época em que a sociedade toda está experimentando profundas mudanças de paradigmas, sempre é bom olhar para os mais jovens e atender ao que eles pensam, sentem e... escrevem. Muitas são as vezes em que se precisa de um olhar novo para a vida e seus desafios, e, nesse sentido,  o frescor, a inteligência e a clareza desse olhar tão necessário, pode e se deve buscar entre as novas gerações, pois são elas próprias as que exigem esse protagonismo.  

E é isso mesmo o que esta IV Antologia Atrevida oferece e representa: novas vozes dispostas a interpretar desde a tradição e a vanguarda, desde o valor à palavra e as possibilidades quase infinitas da língua portuguesa, o mundo em que vivem mas também o mundo onde gostariam de viver.

 

Esta IV Antologia Atrevida continua a feliz senda das três anteriores e traz para os leitores, para a comunidade educativa e para a sociedade em geral estas NOVAS VOZES PARA UM NOVO MUNDO, uma festa da jovem literatura em língua portuguesa, que convida a praticar o saudável hábito da leitura entre os mais jovens, mas também e sobretudo a vontade da escrita, contribuindo dessa forma no fortalecimento da qualidade da formação das novas gerações, que são a alegria do presente e a esperança do futuro.

Pedro Paulo de Sena Madureira

 

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - BRASIL

Editor fundamental na história contemporânea do Brasil através da editora Nova Fronteira. Entre os seus sucessos neste âmbito, lançou a poeta Adélia Prado e descobriu uma autora em Lya Luft, assim como se atencipou em reconhecer a Umberto Eco como romancista (antes aqui do que na Itália). Autor de dois poemários: “Devastação” ed. Imago, 1976 e “Rumor de facas”ed. Companhia das Letras, 1989. Conferenciante habitual na Casa do Saber, Pedro Paulo é em si próprio um mundo necessário e fascinante onde a arte da conversa, o conhecimento do mundo e uma vasta cultura humanista terminam tornando a sua presença e saber numa festa inesquecível da palavra, do rigor e do conhecimento.

Maria Cláudia Baima

 

SÃO LUÍS DO MARANHÃO - MARANHÃO - BRASIL

Jornalista e pedagoga, profissional independente na composição e revisão de textos principalmente educativos, autorais, publicitários, de saúde e desenvolvimento; se define a si própria como peregrina e amante da vida. Tem participado como júri em distintos certames literários como os de Eco-Futuro. Acredita que editar um texto é, antes de tudo, conectar-se empaticamente com o autor.

Membros do Júri

Makely Ka

VALENÇA DO PIAUÍ - PIAUÍ - BRASIL

Poeta, cantor, violonista, produtor cultural e compositor brasileiro, Makely é um artista multifacético engajado com o mundo que nos toca viver. Autor de dois livros de poesia, “Ego Excêntrico - Poemas de Ouvido”, 2003 e “Objeto Livro”, Áudio livro, 1998, além de 4 discos de autoria pópria. A sua curiosidade e atrevimento através de distintas expressões e manifestações artísticas o tornam em um exemplo para os mais jovens na hora de entender o mundo desde a vitalidade, o respeito às diferenças e a sempre necessária curiosidade.

Hector Ângelo

 

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

Jovem escritor, artística plástico e ilustrador, antologado atrevido na III Antologia Atrevida. Com apenas 16 anos de idade, Hector já logou projeção internacional com os seus trabalhos de desenho e literatura. Hector é um ótimo exemplo do mais sano atrevimento para as novas gerações de atrevidos. Já participou em distintas exposições plásticas no Brasil e no mundo além de ter já 4 livros infanto-juvenis publicados.

Raquel Lima

LISBOA - PORTUGAL

Licenciada em estúdos artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é doutoranda do Programa Post-colonização e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universdiade de Coimbra. Poeta, coordenadora e diretora artística do Portugal Slam, publicou os seus poemas em diversas línguas e tem realizado performances e workshops em torno à poesia oral a nível internacional, destacando os workshops de poesia e gênero. Raquel é uma voz jovem e necessária que traz visibilidade e protagonismo às distintas manifestações artísticas e sociais em torno a temas como o feminismo, as epistemologias do Sul e a Afrodiáspora na Europa e no mundo.

Letícia Pavesi

 

SÃO PAULO - SÃO PAULO - BRASIL

Nasceu e cresceu em São Paulo e atualmente tenta equilibrar os estudos com o amor pela escrita e os milhares de livros na estante para ler. O seu objetivo é tentar combinar o seu amor por a história, a ficção e as questões sociais em uma escrita; para assim poder incentivar e acolher as pessoas. Foi a flamante vencedora do III Concurso Internacional Atrevida com o seu conto “Doce Sonhos”, elegido pela unanimidade do júri.