IV Concurso  Internacional

de Autores Infantojuvenis

Atrevida

Entrega de Prêmios IV Concurso Atrevida.

Lançamento oficial da IV Antologia Atrevida.

 

Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, 2019

IV Antologia Atrevida


Novas vozes para um novo mundo

Numa época em que a sociedade toda está experimentando profundas mudanças de paradigmas, sempre é bom olhar para os mais jovens e atender ao que eles pensam, sentem e... escrevem. Muitas são as vezes em que se precisa de um olhar novo para a vida e seus desafios, e, nesse sentido,  o frescor, a inteligência e a clareza desse olhar tão necessário, pode e se deve buscar entre as novas gerações, pois são elas próprias as que exigem esse protagonismo.  

E é isso mesmo o que esta IV Antologia Atrevida oferece e representa: novas vozes dispostas a interpretar desde a tradição e a vanguarda, desde o valor à palavra e as possibilidades quase infinitas da língua portuguesa, o mundo em que vivem mas também o mundo onde gostariam de viver.

 

Esta IV Antologia Atrevida continua a feliz senda das três anteriores e traz para os leitores, para a comunidade educativa e para a sociedade em geral estas NOVAS VOZES PARA UM NOVO MUNDO, uma festa da jovem literatura em língua portuguesa, que convida a praticar o saudável hábito da leitura entre os mais jovens, mas também e sobretudo a vontade da escrita, contribuindo dessa forma no fortalecimento da qualidade da formação das novas gerações, que são a alegria do presente e a esperança do futuro.

Pedro Paulo de Sena Madureira

 

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - BRASIL

Editor fundamental na história contemporânea do Brasil através da editora Nova Fronteira. Entre os seus sucessos neste âmbito, lançou a poeta Adélia Prado e descobriu uma autora em Lya Luft, assim como se atencipou em reconhecer a Umberto Eco como romancista (antes aqui do que na Itália). Autor de dois poemários: “Devastação” ed. Imago, 1976 e “Rumor de facas”ed. Companhia das Letras, 1989. Conferenciante habitual na Casa do Saber, Pedro Paulo é em si próprio um mundo necessário e fascinante onde a arte da conversa, o conhecimento do mundo e uma vasta cultura humanista terminam tornando a sua presença e saber numa festa inesquecível da palavra, do rigor e do conhecimento.

Maria Cláudia Baima

 

SÃO LUÍS DO MARANHÃO - MARANHÃO - BRASIL

Jornalista e pedagoga, profissional independente na composição e revisão de textos principalmente educativos, autorais, publicitários, de saúde e desenvolvimento; se define a si própria como peregrina e amante da vida. Tem participado como júri em distintos certames literários como os de Eco-Futuro. Acredita que editar um texto é, antes de tudo, conectar-se empaticamente com o autor.

Membros do Júri

Makely Ka

VALENÇA DO PIAUÍ - PIAUÍ - BRASIL

Poeta, cantor, violonista, produtor cultural e compositor brasileiro, Makely é um artista multifacético engajado com o mundo que nos toca viver. Autor de dois livros de poesia, “Ego Excêntrico - Poemas de Ouvido”, 2003 e “Objeto Livro”, Áudio livro, 1998, além de 4 discos de autoria pópria. A sua curiosidade e atrevimento através de distintas expressões e manifestações artísticas o tornam em um exemplo para os mais jovens na hora de entender o mundo desde a vitalidade, o respeito às diferenças e a sempre necessária curiosidade.

Hector Ângelo

 

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

Jovem escritor, artística plástico e ilustrador, antologado atrevido na III Antologia Atrevida. Com apenas 16 anos de idade, Hector já logou projeção internacional com os seus trabalhos de desenho e literatura. Hector é um ótimo exemplo do mais sano atrevimento para as novas gerações de atrevidos. Já participou em distintas exposições plásticas no Brasil e no mundo além de ter já 4 livros infanto-juvenis publicados.

Raquel Lima

LISBOA - PORTUGAL

Licenciada em estúdos artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é doutoranda do Programa Post-colonização e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universdiade de Coimbra. Poeta, coordenadora e diretora artística do Portugal Slam, publicou os seus poemas em diversas línguas e tem realizado performances e workshops em torno à poesia oral a nível internacional, destacando os workshops de poesia e gênero. Raquel é uma voz jovem e necessária que traz visibilidade e protagonismo às distintas manifestações artísticas e sociais em torno a temas como o feminismo, as epistemologias do Sul e a Afrodiáspora na Europa e no mundo.

Letícia Pavesi

 

SÃO PAULO - SÃO PAULO - BRASIL

Nasceu e cresceu em São Paulo e atualmente tenta equilibrar os estudos com o amor pela escrita e os milhares de livros na estante para ler. O seu objetivo é tentar combinar o seu amor por a história, a ficção e as questões sociais em uma escrita; para assim poder incentivar e acolher as pessoas. Foi a flamante vencedora do III Concurso Internacional Atrevida com o seu conto “Doce Sonhos”, elegido pela unanimidade do júri.

Contato

Nosso Endereço

Rua Pimenta Buneo, 467, 4

Cep: 03060-000

São Paulo - SP / Brasil

 

fone: + 55 (11) 2387 6804

watsapp: + 55 (11) 98849-7920
 

atrevida@culturaatrevida.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2017 by Associação Sociocultural Atrevida