Contato

Nosso Endereço

Av. São João 1333, 53 - República

CEP: 01035-100

São Paulo - SP / Brasil

 

fone: + 55 (11) 3331-4261

watsapp: + 55 (11) 98849-7920
 

cultura.atrevida.br@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 by Associação Sociocultural Atrevida

QUEM SOMOS

Queremos que os jovens aprendam o valor e importância das palavras.

 

O Projeto Atrevida é uma iniciativa pedagógica e editorial que visa promover, num universo de crianças e adolescentes, dos 10 aos 14 anos, a cidadania e o desenvolvimento cognitivo através da livre criação artístico-literária dentro do panorama da Língua Portuguesa.

Apresentação

Equipe atrevida

Javier Betemps

  • Grey LinkedIn Icon

Reconhecido infanto-centrista, mestre da camuflagem, das cartografias da alma e funambulista ocasional, entende que a humildade é uma conquista, que o amor há-de ser reinventado e que a terra é azul como uma laranja. É licenciado em Filosofia, Antropologia Social, Mestrado em Comunicação de Instituições Públicas e Políticas e perito no ensino da língua de Lorca, Cortázar e Cervantes. Vive e sonha em São Paulo. Sim, atrevido, como o amanhecer de cada dia. Sabe-se do Sul, reconhece-se profunda e militantemente greco-latino e renega qualquer tipo de discurso derrotista ou conformista da realidade.

Junto com o seu camarada Paulo Madrid, e num arrebato de infeção sentimental, cria a Associação Atrevida, artefacto poliédrico que destila amor, generosidade e pedagogia, tratando assim de estabelecer canais de expressão criativa para os mais jovens: os heróis do porvir, dando por tanto a voz e a palavra a quem a descobre pela primeira vez.

Tem a certeza de que o mundo é melhor desde que a Associação Atrevida existe e que a Lusofonia merece aventuras e apostolados como este, tão cheios de otimismo como de ilusão. Todo aquele que o conhece é atrevidamente convidado a formar parte desta revolução que aqui se vos apresenta.

Mariana Julião

  • Grey LinkedIn Icon

Mariana Julião é formada em Desenho Gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais, com experiência de mais 13 anos na área de comunicação e design, especializando-se em mídia digital. Está sempre a se mover em busca de projetos e experiências que criem desafios profissionais e tragam desenvolvimento pessoal. O seu olhar sensível a levou em 2007 para Lisboa, cidade amor, onde pôde trabalhar nas agências de publicidade e design mais conceituadas de Portugal, integrando equipes exigentes e competitivas.

O seu interesse literário voltou os seus olhos ao universo educativo, onde contribui desde a sua experiência profissional e vital, atuando como gestora cultural e designer institucional.  No design, é discreta e assertiva, gosta de soluções simples que valorizam o conteúdo. Na gestão cultural, é criativa e sagaz, valoriza o atrevimento capaz de abrir portas.

Amante do cinema, da literatura e das bicicletas por igual, encontrou na Associação Atrevida a via perfeita para conjugar estética, pedagogia e amor.  

Rodrigo Mindlin Loeb

  • Grey LinkedIn Icon

Rodrigo Mindlin Loeb nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, em 1970. Formou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra.  Dirige o escritório de arquitetura estabelecido em 2002 tendo criado uma plataforma de colaborações que se iniciou com o desenvolvimento do projeto para a nova Embaixada do Irã em Brasília, projeto conceitual do arquiteto Bahram Shirdel. Em 2013 concluiu sua obra de maior relevância, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, desenvolvida em parceria com o arquiteto Eduardo de Almeida. Pela Biblioteca Brasiliana recebeu com Eduardo de Almeida o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A obra foi uma das representantes da Arquitetura Brasileira dos últimos 100 anos no Pavilhão do Brasil da Bienalle de Veneza 2014. Em 2017 o projeto para o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído recebeu o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade promovido pela Saint Gobain.

 

Desde 2010 dirige o Instituto Brasiliana. Em 2017 participou do Curso em Liderança Executiva para Primeira Infância em Harvard e no Insper, promovido pelo NCPI (Núcleo Ciência pela Infância) e apoiado pela Fundação Bernard Van Leer.

 

Desenvolve atividade de pesquisa e acadêmica desde 2001, tendo lecionado na Faculdade Belas Artes de São Paulo, no Instituto Europeu de Design, na Escola da Cidade e é atualmente professor e pesquisador no Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Stella Mendes

  • Grey LinkedIn Icon

Historiadora, professora e gestora cultural, formada pela USP, atua em projetos multidisciplinares nos segmentos de Escolas, Bibliotecas, Museus e Galerias de Arte, tendo experiências importantes na Biblioteca do MASP, no Museu de Memória Viva dos Quilombos do Tereré e Maragogipinho (BA), na galeria Luciana Brito entre outras, agindo como elo e ponte entre projetos culturais e instituições.

UMA INICIATIVA PEDAGÓGICO-LITERÁRIA.

UM DEVER DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Associação Atrevida é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que nasce com clara e decidida intenção de devolver às crianças o que desde sempre lhes pertenceu: a sua voz, o sentido fabuloso que nessas idades possuem a mãos cheias, através da palavra escrita, a deles, aquela que lhes permite serem protagonistas das suas próprias estórias, dos seus próprios encontros e aventuras, num pleno exercício de liberdade e criatividade sem limites.

Amiúde, como consequência de conceções educativas que são, entendemos, erradas e inclusivamente esterilizantes, as crianças perdem a sua voz, o seu verbo, o seu pulsar expressivo para se limitarem a repetir e memorizar o que outros, sempre adultos, lhes dizem e ordenam.

Desta forma, perdemos todos, crianças e não tão crianças, a possibilidade de conhecer as capacidades quase ilimitadas que em determinadas idades se manifestam com inesgotável robustez e portento.

 

Por isso, desenvolvemos  projetos e conteúdos, vocacionados à promoção de cidadania por meio da literacia. Estamos falando de eventos, livros, worshops e demais ações culturais que, desde a sua concepção e durante o seu desenvolvimento, visam incentivar as capacidades lexicográficas do público infanto-juvenil, contribuindo a uma mais sólida formação na hora de compreender o mundo em que vivemos e, desta forma, reconhecer as potencialidades individuais para reinterpretar positivamente a sua atuação cidadã.

Queremos que os jovens aprendam o valor e importância das palavras, da criação e da responsabilidade através do jogo criativo e do desenvolvimento da sua sensibilidade. Algo que consideramos verdadeiramente útil, urgente e imprescindível se queremos apostar por um mundo melhor, mais justo e mais belo.