Contato

Nosso Endereço

Rua Pimenta Buneo, 467, 4

Cep: 03060-000

São Paulo - SP / Brasil

 

fone: + 55 (11) 2387 6804

watsapp: + 55 (11) 98849-7920
 

atrevida@culturaatrevida.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2017 by Associação Sociocultural Atrevida

I Concurso  Internacional

de Autores Infantojuvenis

Atrevida

Antologia Atrevida

Ler é bom. Escrever é melhor.

Este livro, esta Antologia Atrevida, fala-nos de um presente cheio de porvir; fala-nos da aventura da criação percebida como um ato vital e sem estratégias no qual a infância, a utopia e a alta literatura se unem e entrelaçam formando uma cartografia deliciosa e necessária para poder aproximar-se à vida com fé e esperança. Este livro recolhe os melhores textos de escritores de entre 8 e 14 anos, vindos de todo o mundo lusófono, que participaram no I Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis La Atrevida. Um concurso que cria finalmente um novo horizonte de renovação vital, pedagógica e coletiva e que aposta na infância como referente constante de liberdade moral, estética e literária.

 

Todas as crianças são poetisas. Alguns sabemos disso; outro negam reconhecê-lo. Mas com esta primeira Antologia Atrevida pretendemos demonstrar o que já é um clamor, uma necessidade inadiável, uma exigência e um grito que continuará num futuro próximo com novas edições.

 

Sejam todos bem-vindos a esta primeira antologia de literatura infanto-juvenil propriamente dita. Outras virão, certamente, mas esta é, e será sempre, a primeira.

Entrega de Prêmios Concurso Atrevida.

Lançamento oficial da Antologia Atrevida.

 

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013

Membros do Júri

Delmar Maia Gonçalves

MOÇAMBIQUE

Nasceu a 5 de Julho de 1969 em Quelimane, na República de Moçambique.

O autor foi premiado com o Prêmio Português de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em poesia, em 2006 com o galardão de literatura África Today e foi distinguido na 1ª Gala da Casa de Moçambique com o prêmio Kanimambo em 2008. Tem participado em festivais literários internacionais.

Luis María Marina

CÁCERES

É diplomático e poeta. Nasceu em Cáceres (Espanha) a 15 de julho de 1978. Licenciado em Direito pela Universidade de Extremadura, trabalhou na Embaixada de Espanha no México. Atualmente é Conselheiro da Embaixada de Espanha em Lisboa.

 

Publicou os poemários Lo que los dioses aman (El Tucán de Virginia, México, 2008) e Continuo mudar (Editora Regional de Extremadura, Mérida, 2011). Os seus poemas apareceram em diversas revistas no México e em Espanha (Periódico de Poesía de la UNAM, El Perro, Paraíso, Shandy, Antaria) assim como nas antologias Hacedores de palabras, en homenaje a José Emilio Pacheco (Fondo Editorial Cantera Verde, Oaxaca, 2009), Entre esta aguas. Poetas del Mundo Latino 2009 (Universidad de Nuevo León, 2010), na antologia hispano-cipriota Mañana/Tomorrow (παράκεντρο, 2010) e Campos magnéticos. Veinte poetas españoles para el siglo XXI (La Outra Libros, México, 2011). Traduziu o poeta português Alberto de Lacerda. Colaborou com Clarín, revista de Nueva Literatura, La Jornada Semanal e colabora regularmente com La Otra e a Revista UIC (Universidad Intercontinental de México).

Maria do Carmo Gregório

LISBOA

É licenciada em Antropologia e doutorada em Ciências da Educação. Foi professora e directora de uma escola primária. Actualmente, trabalha num organismo autónomo de consulta do Ministério da Educação.

 

Concebeu e gere, com João Pimentel, “Fabula Urbis” - uma livraria especializada dedicada à cidade de Lisboa.

Ana Horta

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1975 e escreve poesia desde que se lembra de ser gente. Estudou Filosofia e Literatura na Universidade Nova de Lisboa e Fotografia e História de Arte no ArCo. Publicou o seu primeiro livro de poesia em 2002: Inventa uma voz no rodopio do corpo (poesia e fotografia), Lisboa, Black Sun editores.

 

Colaborou em diversas revistas literárias: Revista aguasfurtadas, (revista de literatura e artes visuais do jornal universitário do porto), Porto, 2002;  Revista de Literatura Comparada Textos & Pretextos (n.º 4 de 2004); O pin da Bíblia, uma seleção de textos da revista Bíblia, Lisboa, 2005; Colaboração poética na exposição fotográfica de Margarida Chambel, Já beijaste a morte?, Livraria Ler Devagar, Lisboa, Março de 2007; Colaboração Poética na revista Bigode, O Silêncio, 2009. Tem concluído, tendo sido entregue para revisão, o seu segundo livro de poesia.

Tiago Gomes

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1971. Publica a revista de arte e literatura A Biblia há já 16 anos. Participa em vários grupos de “spoken-word”: On The Road, Agência de Viagens, e outros. Fez parte da fundação da Galeria Zé Dos Bois.

 

Publicou, em Portugal e Espanha, quatro livros de poesia e uma antologia da sua obra poética completa.

António Madrid Iglesias

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1981. O seu espírito inquieto levou-o a viver em lugares tão díspares como Portugal, Espanha, País de Gales, Polónia, Rússia.

 

Reside atualmente na Roménia desde 2008, ano em que fundou Libraria Trasto, a primeira livraria virtual de literatura em espanhol e português nesse país. A livraria começou a funcionar, inicialmente, como loja virtual e com participações em feiras do livro do país, sendo que em 2012 abriu a primeira loja em Bucareste, além de colaborar como distribuidor de livros para outras lojas de toda a Roménia.