I Concurso  Internacional

de Autores Infantojuvenis

Atrevida

Antologia Atrevida

Ler é bom. Escrever é melhor.

Este livro, esta Antologia Atrevida, fala-nos de um presente cheio de porvir; fala-nos da aventura da criação percebida como um ato vital e sem estratégias no qual a infância, a utopia e a alta literatura se unem e entrelaçam formando uma cartografia deliciosa e necessária para poder aproximar-se à vida com fé e esperança. Este livro recolhe os melhores textos de escritores de entre 8 e 14 anos, vindos de todo o mundo lusófono, que participaram no I Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis La Atrevida. Um concurso que cria finalmente um novo horizonte de renovação vital, pedagógica e coletiva e que aposta na infância como referente constante de liberdade moral, estética e literária.

 

Todas as crianças são poetisas. Alguns sabemos disso; outro negam reconhecê-lo. Mas com esta primeira Antologia Atrevida pretendemos demonstrar o que já é um clamor, uma necessidade inadiável, uma exigência e um grito que continuará num futuro próximo com novas edições.

 

Sejam todos bem-vindos a esta primeira antologia de literatura infanto-juvenil propriamente dita. Outras virão, certamente, mas esta é, e será sempre, a primeira.

Entregas de prêmios I Concurso

Entregas de prêmios I Concurso

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Entregas de prêmios I Concurso

Entregas de prêmios I Concurso

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Entregas de prêmios I Concurso

Entregas de prêmios I Concurso

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

127

127

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Clara Palma

Clara Palma

Vencedora do I Concurso Infanto-Juvenil Internacional La Atrevida.

Clara Palma

Clara Palma

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Maria Meijide

Maria Meijide

Artista Plástica e mestre de cerimônias da primeira do Concurso. Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

061

061

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Público.

Público.

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Vencedores em palco.

Vencedores em palco.

Entrega de Prémios Concurso La Atrevida. Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Público

Público

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013.

Entrega de Prêmios I Concurso

Entrega de Prêmios I Concurso

Maria Meijide, Delmar Golçalves e Javier Betemps.

Entrega de Prêmios Concurso Atrevida.

Lançamento oficial da Antologia Atrevida.

 

Clube Ferroriário de Lisboa, 2013

Membros do Júri

Delmar Maia Gonçalves

MOÇAMBIQUE

Nasceu a 5 de Julho de 1969 em Quelimane, na República de Moçambique.

O autor foi premiado com o Prêmio Português de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em poesia, em 2006 com o galardão de literatura África Today e foi distinguido na 1ª Gala da Casa de Moçambique com o prêmio Kanimambo em 2008. Tem participado em festivais literários internacionais.

Luis María Marina

CÁCERES

É diplomático e poeta. Nasceu em Cáceres (Espanha) a 15 de julho de 1978. Licenciado em Direito pela Universidade de Extremadura, trabalhou na Embaixada de Espanha no México. Atualmente é Conselheiro da Embaixada de Espanha em Lisboa.

 

Publicou os poemários Lo que los dioses aman (El Tucán de Virginia, México, 2008) e Continuo mudar (Editora Regional de Extremadura, Mérida, 2011). Os seus poemas apareceram em diversas revistas no México e em Espanha (Periódico de Poesía de la UNAM, El Perro, Paraíso, Shandy, Antaria) assim como nas antologias Hacedores de palabras, en homenaje a José Emilio Pacheco (Fondo Editorial Cantera Verde, Oaxaca, 2009), Entre esta aguas. Poetas del Mundo Latino 2009 (Universidad de Nuevo León, 2010), na antologia hispano-cipriota Mañana/Tomorrow (παράκεντρο, 2010) e Campos magnéticos. Veinte poetas españoles para el siglo XXI (La Outra Libros, México, 2011). Traduziu o poeta português Alberto de Lacerda. Colaborou com Clarín, revista de Nueva Literatura, La Jornada Semanal e colabora regularmente com La Otra e a Revista UIC (Universidad Intercontinental de México).

Maria do Carmo Gregório

LISBOA

É licenciada em Antropologia e doutorada em Ciências da Educação. Foi professora e directora de uma escola primária. Actualmente, trabalha num organismo autónomo de consulta do Ministério da Educação.

 

Concebeu e gere, com João Pimentel, “Fabula Urbis” - uma livraria especializada dedicada à cidade de Lisboa.

Ana Horta

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1975 e escreve poesia desde que se lembra de ser gente. Estudou Filosofia e Literatura na Universidade Nova de Lisboa e Fotografia e História de Arte no ArCo. Publicou o seu primeiro livro de poesia em 2002: Inventa uma voz no rodopio do corpo (poesia e fotografia), Lisboa, Black Sun editores.

 

Colaborou em diversas revistas literárias: Revista aguasfurtadas, (revista de literatura e artes visuais do jornal universitário do porto), Porto, 2002;  Revista de Literatura Comparada Textos & Pretextos (n.º 4 de 2004); O pin da Bíblia, uma seleção de textos da revista Bíblia, Lisboa, 2005; Colaboração poética na exposição fotográfica de Margarida Chambel, Já beijaste a morte?, Livraria Ler Devagar, Lisboa, Março de 2007; Colaboração Poética na revista Bigode, O Silêncio, 2009. Tem concluído, tendo sido entregue para revisão, o seu segundo livro de poesia.

Tiago Gomes

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1971. Publica a revista de arte e literatura A Biblia há já 16 anos. Participa em vários grupos de “spoken-word”: On The Road, Agência de Viagens, e outros. Fez parte da fundação da Galeria Zé Dos Bois.

 

Publicou, em Portugal e Espanha, quatro livros de poesia e uma antologia da sua obra poética completa.

António Madrid Iglesias

LISBOA

Nasceu em Lisboa em 1981. O seu espírito inquieto levou-o a viver em lugares tão díspares como Portugal, Espanha, País de Gales, Polónia, Rússia.

 

Reside atualmente na Roménia desde 2008, ano em que fundou Libraria Trasto, a primeira livraria virtual de literatura em espanhol e português nesse país. A livraria começou a funcionar, inicialmente, como loja virtual e com participações em feiras do livro do país, sendo que em 2012 abriu a primeira loja em Bucareste, além de colaborar como distribuidor de livros para outras lojas de toda a Roménia.

Contato

Nosso Endereço

Rua Pimenta Buneo, 467, 4

Cep: 03060-000

São Paulo - SP / Brasil

 

Fone: + 55 (11) 2387 6804

Whatsapp: + 55 (11) 98849-7920
 

atrevida@culturaatrevida.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2017 by Associação Sociocultural Atrevida