top of page
Buscar
  • Foto do escritorculturaatrevida

Associação Atrevida selecionada para o 1º Festival da Mário de Andrade - Virada do Livro!

Evento será realizado de 4 a 6 de outubro em diverso pontos da cidade e terá em sua programação nomes como Fernanda Montenegro, Mia Couto, Kalaf Epalanga e a neta de Mandela.

Marcado para acontecer de 4 a 6 de outubro, o primeiro Festival da Mário de Andrade divulgou sua programação. Também chamado de Virada do Livro, o evento terá cerca de 150 atrações com oficinas, bate-papos, apresentações musicais, performances, duelo de cordel, saraus e feira de livro realizados em onze pontos da cidade. O projeto, que se propõe a contribuir para a formação de leitores no país, celebra a arte literária, o conhecimento em humanidades e a pesquisa científica. Batizado Corredor do Livro, o trajeto entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, passando pela Rua Coronel Xavier de Toledo e pelo Theatro Municipal, é o eixo central do evento que passa ainda por outros centros culturais e compreende uma área de cerca de um quilometro e meio. Neste trecho, cem tendas abrigam as principais editoras, livrarias, bancas e coletivos do país. Além da Associação Atrevida, nomes como Companhia das Letras, Record, Todavia, Planeta, Editora 34, Ubu, Zahar, Saraiva, Banca Tatuí, Malê, Libre, Editora da Unesp, Imprensa Oficial, Edições Sesc SP, Senac, Giostri, Leia Mulheres, Flima (Festa Literária Internacional da Mantiqueira), Quilombhoje, Poetas do Tietê, Coletivos Ponte Cultural, Nômade, Perifatividade e Fantasistas, Livraria do Comendador e Território Geek, entre muitos outros, marcam presença no trajeto.

Na programação, destaque para atriz Fernanda Montenegro. Prestes a completar 90 anos, ela estará no Theatro Municipal no dia 6, para lançar o seu livro de memóriasPrólogo, ato, epílogo e participar de uma conversa sobre sua trajetória com a jornalista Marta Góes. Já o autor moçambicano Mia Couto, no dia 4, em conversa com a Bianca Ramoneda, falará sobre as relações do homem com seus pares e o planeta, analisadas sob uma perspectiva africana e literária, e no dia 6, junto com Milton Hatoum, participa de um bate-papo no Tendal da Lapa.


O autor e artista angolano Kalaf Epalanga participa do evento no dia 5, no Centro de Culturas Negras e outros nomes como Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta de Nelson Mandela, Isabela Figueiredo, Milton Hatoum, Ailton Krenak, Berna Reale, Angélica Freitas, Lilia Schwarcz, Alexandra Lucas Coelho, Ricardo Aleixo, Assis Brasil e Socorro Acioli também estarão presentes na programação.


A programação completa você confere clicando aqui.


7 visualizações0 comentário
bottom of page